terça-feira, 16 de novembro de 2010

O poder da Arte [/ Artes.

Gian Lourenzo Bernini que nasceu em 1598, sabia tudo sobre paixão. Ninguém sabe como ele representava a carne humana em mármore com tanta perfeição, com representações de movimentos, força.
Desde os 8 anos de idade ele já mostrava seu domínio com a arte, em seus desenhos, e quando desenhou a cabeça de São Paulo, seu pai que era um escultor de Florença, viu que seu filho seria o próximo Michelângelo.
Enquanto era adolescente, já começou a fazer suas obras, esculturas, em mármore.Veio de Florença e chegou em Roma no ano de 1605.
Bernini, quando esculpiu São Lourenço, tinha 16 anos.Para esculpir a dor de queimadura, ele queimou o braço com fogo e foi na frente de um espelho, para saber como ficava a feição nessa situação.
Bernini como se pode perceber era um homem inteligente, pontual, elegante, charmoso, bonito e não bebia. Ele ficou conhecido como o Cavalheiro, ele também era um pintor, construtor e dramatúrgico. Francesco Borromini era um arquiteto brilhante na qual era um grande inimigo de Bernini. Em 1642 Bernini entrega a sua primeira torre, que após dois meses começa a criar rachaduras. Em 1664 acontece um desastre o Papa amigo de Bernini morre. No dia 23 de fevereiro de 1646, acontece um encontro no Vaticano, para discutir o destino da Torre Sul de Bernini. O Papa Inocêncio decide destruir esta Torre, na qual demora 11 meses para ser destruída. Depos destas rachaduras Bernini é humilhado e construindo uma nova estátua volta a ser quem era antes. Tinha 50 anos em 1648, era considerado como velho nos padrões da época, nesta data, faz uma importante estátua, a de Santa Teresa, na qual é colocada na nova igreja do Cardeal. Santa Teresa a qual foi retratada na escultura de Bernini morreu em 1582, não tinha vontade de falara com pessoas apenas com santos. Morre perfurada por um anjo com uma lança dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário